Como saber se é APLV – Diagnóstico

A melhor forma de identificar uma Alergia Alimentar ou a própria APLV é através da dieta de exclusão do alimento e em seguida da prova de teste. Os exames podem ser muito úteis a partir dos dois anos de vida, mas sempre correm o risco de ter um falso negativo, principalmente para os não mediados (reações tardias). Por tanto a dieta de exclusão e a clínica do paciente é o fator principal.

PARA BEBÊS AMAMENTADOS

A mãe deverá fazer a dieta de exclusão juntamente com o filho, pois as proteínas do leite de vaca passam pelo leite materno para a criança.

A exclusão dos alimentos alergênicos precisa ser feita com muita cautela, incluindo a eliminação de traços e contaminação cruzada. Em muitos alérgicos, retirar apenas o leite e derivados já diminui bastante os sintomas, mas eles tendem a retornar com maior força se não forem retirado os traços, o que poderá causar uma confusão no diagnóstico.

Faça a dieta de exclusão do leite e derivados, traços e contaminação cruzada, por no mínimo 2 semanas. Observe seu filho, se há melhoras. O recomendado é permanecer 8 semanas na dieta, pois alguns sintomas demoram a desaparecer – como por exemplo a estabilidade das fezes e as dermatites – e só então fazer o teste de prova. O teste de prova é ingerir leite in natura, de 1 a 2 copos, e observar o bebê pelos próximos dias.

Atenção, se os sintomas forem muito fortes, insira os traços por três dias, insira os derivados por três dias e se não forem notados o retorno dos sintomas, insira o leite in natura. Mas, se logo com a adição dos traços os sintomas se tornarem visíveis, já tem a sua resposta! Não acrescente mais leite e volte com a dieta de restrição.

Observação: 60% dos APLV não mediados (reações tardias) possuem também alergia a Soja! Nesse caso será necessário fazer dieta restritiva tanto de leite quanto de soja para que sumam os sintomas.

PARA BEBÊS COM LEITE ARTIFICIAL

É preciso trocar o leite atual por uma fórmula extensamente hidrolisada ou à base de aminoácidos. Não deve fazer a substituição por leite se lactose, pois o leite sem lactose serve apenas para o Intolerante a Lactose. O leite de soja não é saudável para bebês menores de seis meses, pois os riscos de desenvolver alergia a soja são altíssimos! A soja só é inidicada como substituta para bebês mediados (com reações instantâneas) e com mais de seis meses de vida.

É importante eliminar os traços do leite de vaca também da mamadeira, chukinha, produtos de higiene, remédios, etc.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s