Como saber se é APLV – Diagnóstico

A melhor forma de identificar uma Alergia Alimentar ou a própria APLV é através da dieta de exclusão do alimento e em seguida da prova de teste. Os exames podem ser muito úteis a partir dos dois anos de vida, mas sempre correm o risco de ter um falso negativo, principalmente para os não mediados (reações tardias). Por tanto a dieta de exclusão e a clínica do paciente é o fator principal.

PARA BEBÊS AMAMENTADOS

A mãe deverá fazer a dieta de exclusão juntamente com o filho, pois as proteínas do leite de vaca passam pelo leite materno para a criança.

A exclusão dos alimentos alergênicos precisa ser feita com muita cautela, incluindo a eliminação de traços e contaminação cruzada. Em muitos alérgicos, retirar apenas o leite e derivados já diminui bastante os sintomas, mas eles tendem a retornar com maior força se não forem retirado os traços, o que poderá causar uma confusão no diagnóstico.

Faça a dieta de exclusão do leite e derivados, traços e contaminação cruzada, por no mínimo 2 semanas. Observe seu filho, se há melhoras. O recomendado é permanecer 8 semanas na dieta, pois alguns sintomas demoram a desaparecer – como por exemplo a estabilidade das fezes e as dermatites – e só então fazer o teste de prova. O teste de prova é ingerir leite in natura, de 1 a 2 copos, e observar o bebê pelos próximos dias.

Atenção, se os sintomas forem muito fortes, insira os traços por três dias, insira os derivados por três dias e se não forem notados o retorno dos sintomas, insira o leite in natura. Mas, se logo com a adição dos traços os sintomas se tornarem visíveis, já tem a sua resposta! Não acrescente mais leite e volte com a dieta de restrição.

Observação: 60% dos APLV não mediados (reações tardias) possuem também alergia a Soja! Nesse caso será necessário fazer dieta restritiva tanto de leite quanto de soja para que sumam os sintomas.

PARA BEBÊS COM LEITE ARTIFICIAL

É preciso trocar o leite atual por uma fórmula extensamente hidrolisada ou à base de aminoácidos. Não deve fazer a substituição por leite se lactose, pois o leite sem lactose serve apenas para o Intolerante a Lactose. O leite de soja não é saudável para bebês menores de seis meses, pois os riscos de desenvolver alergia a soja são altíssimos! A soja só é inidicada como substituta para bebês mediados (com reações instantâneas) e com mais de seis meses de vida.

É importante eliminar os traços do leite de vaca também da mamadeira, chukinha, produtos de higiene, remédios, etc.


Deixe um comentário