Como fazer Ervas Secas em casa

Tenho uma ótima notícia para quem não está encontrando marcas de temperos e ervas secas limpas de traços! Eu descobri como fazer ervas secas a partir de ervas frescas, é muito fácil e o resultado é o mesmo, porém com a segurança de não conter alergênicos.

Você precisará das ervas frescas que preferir. A maioria são facilmente encontradas nas feiras e mercados, porém algumas podem ser mais difíceis e quem sabe necessite que você as cultive em uma mini horta.

Além das ervas é preciso um varal, prendedor e/ou linha e um local arejado, quente (não úmido), escuro e com pouca movimentação de pessoas. Eu usei a despensa da casa que é escurinho, não é muito arejado, e deu certo do mesmo jeito.

A temperatura ideal é entre os 20º e 30º. As raízes precisam de temperaturas mais altas, podendo chegar até 60º, portanto recomendo fazer só com folhas, sementes e flores. As flores e sementes tendem a demorar mais que as folhas para secarem.

Ervas-Frescas-Secas-na-Cozinha

 

É muito simples, lave as ervas com água em abundância, seque-as ou sacuda-as e em seguida prenda no varal como na imagem. Você pode prender com um prendedor, barbante, fita, etc.

E então é só esperar entre uma a três semanas, e de vez em quando “visite” as ervas e veja se estão prontas. Estarão prontas quando estiverem secas ao ponto de quebrar com o seu toque (porém sem esfarelar ou virar pó, pois quer dizer que passou do ponto).

Ao estarem prontas, guarde-as em um pote de vidro com tampa ou com rolha, ou em um pote hermético e estarão prontas para serem usadas durante um ano. Não esqueça de anotar o nome da erva e a data de “fabricação” no pote!

Estou aplicando esta técnica com minhas buvas e coentros que nascem na minha terra e o resultado é muito bom! Pra quem não sabe, buva é uma “erva daninha” que é um tempero usado da mesma forma como o manjericão, porém com um sabor mais picante ao fundo.

Enquanto fiz a dieta com controle rígidos dos traços pelo meu filho não usei nenhuma erva seca, condimento ou tempero que não fosse preparado por mim e senti muita falta. Se soubesse que era tão fácil, com certeza teria feito naquela época! Não usei nenhum tempero e erva industrializada pois as empresas próximas não me respondiam e eu não tinha noção se poderiam conter traços ou não, preferi não arriscar.

Imagens retiradas do google imagens!
Deixe um comentário

