Como fazer Ervas Secas em casa

Tenho uma ótima notícia para quem não está encontrando marcas de temperos e ervas secas limpas de traços! Eu descobri como fazer ervas secas a partir de ervas frescas, é muito fácil e o resultado é o mesmo, porém com a segurança de não conter alergênicos.

Você precisará das ervas frescas que preferir. A maioria são facilmente encontradas nas feiras e mercados, porém algumas podem ser mais difíceis e quem sabe necessite que você as cultive em uma mini horta.

Além das ervas é preciso um varal, prendedor e/ou linha e um local arejado, quente (não úmido), escuro e com pouca movimentação de pessoas. Eu usei a despensa da casa que é escurinho, não é muito arejado, e deu certo do mesmo jeito.

A temperatura ideal é entre os 20º e 30º. As raízes precisam de temperaturas mais altas, podendo chegar até 60º, portanto recomendo fazer só com folhas, sementes e flores. As flores e sementes tendem a demorar mais que as folhas para secarem.

Ervas-Frescas-Secas-na-Cozinha

 

É muito simples, lave as ervas com água em abundância, seque-as ou sacuda-as e em seguida prenda no varal como na imagem. Você pode prender com um prendedor, barbante, fita, etc.

E então é só esperar entre uma a três semanas, e de vez em quando “visite” as ervas e veja se estão prontas. Estarão prontas quando estiverem secas ao ponto de quebrar com o seu toque (porém sem esfarelar ou virar pó, pois quer dizer que passou do ponto).

Ao estarem prontas, guarde-as em um pote de vidro com tampa ou com rolha, ou em um pote hermético e estarão prontas para serem usadas durante um ano. Não esqueça de anotar o nome da erva e a data de “fabricação” no pote!

Estou aplicando esta técnica com minhas buvas e coentros que nascem na minha terra e o resultado é muito bom! Pra quem não sabe, buva é uma “erva daninha” que é um tempero usado da mesma forma como o manjericão, porém com um sabor mais picante ao fundo.

Enquanto fiz a dieta com controle rígidos dos traços pelo meu filho não usei nenhuma erva seca, condimento ou tempero que não fosse preparado por mim e senti muita falta. Se soubesse que era tão fácil, com certeza teria feito naquela época! Não usei nenhum tempero e erva industrializada pois as empresas próximas não me respondiam e eu não tinha noção se poderiam conter traços ou não, preferi não arriscar.

Imagens retiradas do google imagens!
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s