Saiba porque Salgar comida de bebê é Perigoso!

Há dois problemas com o sal, o primeiro é o sal refinado. Ele perde todos seus nutrientes importantíssimos para nossa saúde com os processos químicos de refinação e branqueamento e “ganha” aditivos para se manter branco e seco. Use o sal marinho.

O segundo problema são os produtos industrializados. Enquanto a natureza nos dispõem nos alimentos uma quantia média de 5 por 1 de potássio por sódio (5:1) os industrializados chegam a 1:200.

Essa inversão é perigosíssima! O sal nos industrializados é usado largamente por realçar sabores doces, retirar sabores metálicos, conservar os alimentos, engrossar caldos e muito mais. É um produto barato e de grande utilidade na industria, porém totalmente maléfico para a saúde. Há sal nos bolos, nos refrigerantes, nos alimentos instantâneos.

Esse é um dos motivos para não oferecer industrializado algum antes de 1 ano de idade, nem mesmo esporadicamente.

Um bebê com menos de 1 ano precisa de menos de 1 grama de sal por dia, bebês de 1 a 3 anos de 2 gramas, crianças de 4 a 6 anos de 3 gramas. Um muffin pode conter 1,2 gramas de sal!

A quantidade de sal que um bebê com menos de 1 ano precisa é preenchida pelo sódio presente nas fórmulas e no leite materno. Portanto não é preciso (nem saudável) salgar comida de bebê, e quando o fizer, mão leve e a partir do oitavo mês com sal saudável.

Ah, se estiver difícil de encontrar o sal marinho, use o sal grosso (bata-o no liquidificador ou processador), pois por não ter passado pelo refinamento ele contém todos os nutrientes positivos do sal!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s