RECEITA: Massa de Macarrão, Lasanha e Pastel (Sem Leite, Soja, Ovos)

Pode ser difícil encontrar macarrão sem leite, soja e ovos, e quando se encontra o preço é bem “salgado”, por isso aqui deixo esta receita de massa de macarrão sem ovos que também é a massa para se fazer lasanha, pastel, etc…

Um fator interessante é a economia, já que a medida de uma xícara de farinha permite duas pessoas terem uma refeição feliz. Esse macarrão pode ser colorido, basta adicionar um pouquinho de açafrão para que fique amarelinho, pois não vai ovos e a tendência é ficar esbranquiçado quando cozido. Se acrescentar farelo de milho, espinafre, beterraba, couve ou cenoura você obtém macarrões de diferentes cores.

Ofereça este macarrão livre de corantes, conservantes e tantos outros “antes” para a sua família!

Tempo de preparo: 1hora e 30minutos
Rendimento: 2 porções fartas
Dificuldade: Fácil

INGREDIENTES

  • 1 xícara de Farinha de Trigo
  • 1/3 xícara de água
  • 1 colher de sopa de Óleo

MODO DE FAZER

Despeje a farinha e faça um buraco no meio dela, despeje o óleo e a água no meio e misture. Sove até ficar uma massa homogênea, então sove mais uns 5 minutos e deixe a massa descansar por 15 minutos. Sove a massa por mais 10 minutos, abra a massa bem fina e corte como desejar. Não esqueça que o macarrão, depois de pronto, incha, então faça sempre tamanhos menores do que deseja.

Você pode optar por deixar a massa secar, ou cozinhá-la assim mesmo, o resultado é o mesmo, com diferença que a massa úmida cozinha bem mais rápido, cerca de dois minutos. O modo de cozinhar é o mesmo que os macarrões industrializados, mas no caso eu fiz o molho e cozinhei a massa no próprio molho pois gosto de bastante molho. Se você prefere mais sequinha, cozinha na água com bastante sal, coa e coloca o molho.

ARMAZENAMENTO

Para guardar o macarrão, não deixe um sobre o outro enquanto secam ou eles grudam. Coloque farinha para que não grude e deixe estendido sobre um pano limpo polvilhado com farinha, ou estendido num varalzinho. O tempo mínimo para secar é 24h em local arejado. Depois de seca, pode guardá-la por uma ou duas semanas em um pote fechado ou saco plástico lacrado. Atenção, a massa precisa estar bem seca para que a guarde em local fechado ou pode criar fungo.

Eu usei: Farinha de Trigo Sol e Óleo de Soja Soya para a massa, e para o molho usei Extrato de Tomate Elefante. Todos esses produtos estavam livres de leite e soja no momento em que usei, mas é importante verificar com as empresas pois estas mudam seus ingredientes sem avisar os consumidores!

Anúncios

2 comentários sobre “RECEITA: Massa de Macarrão, Lasanha e Pastel (Sem Leite, Soja, Ovos)

  1. Acabei de fazer o macarrão. Todos aprovaram e ainda disseram que era mais leve e mais gostoso do que o industrial. Fiquei me sentindo a mãe do ano, graças a sua receita. (tenho dois filhos APLV)

    Esse mundo tem sido novo, mas busco todos os dias dar uma alimentação melhor aos meus filhos e que eles não se sintam diferente dos outros.

    Muito muito muito obrigado!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s