O Açúcar faz mais Falta aos Pais, do que aos Filhos!

O açúcar naturalmente presente nos alimentos (como mel, frutas, leite, etc) não faz mal! O perigo está no açúcar de mesa e dos industrializados.

Na grande maioria dos casos, os pais sentem pena de seus filhos por não consumirem doces e guloseimas industrializados, quando na verdade tal coisa não faz/fará falta para a criança. É que os pais estão tão viciados ao açúcar que chegam a pensar que criança sem açúcar não é feliz!


A mídia também contribui com este pensamento. Porém é hora de nos informar e mudar. Somos os pais e somos os responsáveis pela saúde dos pequenos, e é nossa obrigação disponibilizar comida saudável.

Algumas ótimas alternativas são doces caseiros sem acréscimo de açúcar, com o açúcar natural das frutas, do mel, da cana, das passas e frutas cristalizadas. Lembrando que o mel só deve ser oferecido após 1 ano de vida por risco de botulismo. A alfarroba é uma ótima opção de chocolate saudável!

Quando no sangue, a insulina transforma o açúcar em glicose, e quando a glicose não é usada, ela vira gordura. O excesso de açúcar sobrecarrega o pâncreas, pode dar hiperatividade, ansiedade, irritabilidade, falta de concentração, labirintite, diabetes, câncer de pâncreas, problema cardíaco, obesidade e cáries nos dentes.

O açúcar produz ácido quando entra em contato com os dentes, e esse ácido deixa os dentes fracos e suscetíveis a cáries. É muito importante escovar os dente depois de comer doce!

É importante também ficar de olho nos industrializados acrescidos de açúcar, como frutose, sacarose, aspartame, açúcar invertido, etc.

“[…] quando consumimos um produto extremamente concentrado, como o açúcar, é exigido do organismo uma compensação química: são sequestrados cálcio, ferro e magnésio do metabolismo e das reservas. Indiretamente, o açúcar “rouba” do organismo depósitos destes minerais e esta carência de cálcio, magnésio e ferro aumenta quanto maior a ingestão de açúcar.” (trecho retirado DAQUI)

Açúcar de mesa é um veneno e não faz falta na alimentação de ninguém nutricionalmente falando. São calorias vazias (zero nutrientes!) e cheio de aditivos maléficos.

Pare para refletir, o que você acha que realmente fará o seu filho feliz: um punhado de guloseimas ou uma hora de sua total atenção? Relacionar açúcar com felicidade é ensinar ao seu filho depositar dependência emocional aos alimentos (nesse caso alimentos não saudáveis) e isso poderá acarretar em distúrbios alimentares futuros.

Mude sua mente, veja que provavelmente o açúcar faz mais falta para você do que para o seu filho!

OBS: O açúcar fará falta para seu filho se você já o incluiu erroneamente na dieta alimentar dele! Para bebês e crianças que consome pouco ou nenhum açúcar, seguirá seu percurso natural!
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s